Fernando Fernandes, da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (Pocae), criticou a rapidez com que a proposta foi aprovada e o discurso defendido pelo governo sobre uma possível crise hídrica no setor elétrico para passar a MP. Para ele, o governo federal tentou responsabilizar tanto o clima quanto a população, que estaria “desperdiçando” energia.
“Todas as evidências, levantadas pelo MAB junto com outras organizações, apontam que os reservatórios foram esvaziados propositalmente pelas empresas. Com isso, elas acionam as bandeiras tarifárias e garantem um aumento da conta de luz, e, consequentemente, a ativação das termoelétricas, que também são de posse das empresas que ativam um mecanismo de aumento das contas de luz”, explicou o coordenador do MAB.

As novas ações da Eletrobras, que serão vendidas no mercado sem a participação do governo, resultam na perda do controle acionário de voto majoritário mantido atualmente pela União. A venda de ações deve reduzir a participação da União na companhia para 45%. Cada acionista, individualmente, não poderá deter mais de 10% do capital votante da empresa. Sobrará à União uma ação de classe especial (golden share) que lhe garante poder de veto em decisões da assembleia de acionistas. A medida permite a concessão de exploração de usinas para as empresas privadas por um período de 30 anos.
https://twitter.com/verabrilhante1/status/1527121270667616258?s=20&t=x4xjr6h0YaivurUeMm-dYw

25/05/2021
Homeschooling representa riscos à educação no Brasil, afirmam entidades
Mais de 350 organizações assinam manifesto contra projetos de lei que buscam regulamentar educação domiciliar no país
Foto: Igor Santos/Secom Foto: Igor Santos/Secom

Educação domiciliar, conhecida pelo termo em inglês homeschooling, representa riscos ao ensino público e ataca o direito à educação, uma das garantias fundamentais da pessoa humana. É o que afirmam 357 organizações em manifesto que aponta ainda que os investimentos nas escolas públicas é a maneira correta de resolver o problema educacional no país.

“Tal regulamentação pode aprofundar ainda mais as imensas desigualdades social e educacional e multiplicar os casos de violência e desproteção aos quais estão submetidos milhões de crianças e adolescentes”, diz o manifesto.

As organizações estão preocupadas com projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional que visam regulamentar a educação domiciliar. Trata-se da proposta de substitutivo ao PL (Projeto de Lei) 3.179/2012, elaborado pela deputada Luisa Canziani, que reforça o PL 2.401/2019, apresentado pelo governo Bolsonaro. Além do substitutivo, a manifestação das entidades também ressalta preocupações com a tramitação do PL 3.262/2019, que visa descriminalizar a ausência de matrícula escolar de crianças e adolescentes com idade de quatro a 17 anos para famílias que adotarem a educação domiciliar.

De acordo com o manifesto, os textos atacam as finalidades do Artigo 205 da Constituição Federal, que promove a educação como um dever do Estado e da família e, sendo assim,ampliam a desobrigação do Estado com a garantia do direito humano à educação de qualidade para todas as pessoas. Como contraponto à educação domiciliar, o documento afirma que os investimentos no ensino público são imprescindíveis para o avanço educacional no país.

Leia a carta na íntegra aqui (em português).

https://www.conectas.org/noticias/homeschooling-representa-riscos-a-educacao-no-brasil-afirmam-entidades/?gclid=Cj0KCQjwspKUBhCvARIsAB2IYus-KMidqdPbJ7g7GzyGUL7JV9bTuOUbkukTMMCKYVZb_epwwRyZIEMaAknIEALw_wcB

Cassado ! Merecidamente, 8 anos de ilegibilidade é pouco, deveria ser banido da política

É pra poder transmitir sem suspeitas. A campanha contra a vacinação e proteções do governo foi muito eficiente. Tanto que a pólio daqui a pouco vai se mostrar nas crianças.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-59646001

Entendo que é difícil/caro testar. Entendo mesmo!

O meu ponto é que não faz sentido *decidir* que não é covid tendo uma curva de casos de covid dessa magnitude no Brasil.

E estou falando de risco coletivo, não individual. O risco coletivo faz o vírus chegar até um vulnerável.

https://twitter.com/schrarstzhaupt/status/1526345814343397379?s=20&t=Mi9x6Walc0R-Z1XbAGQXsQ

Isaac Schrarstzhaupt
@schrarstzhaupt
Um comportamento que eu acho um contra-senso é o fato da pessoa com sintomas gripais nunca cogitar que pode ser covid. “Ah, é rinite, ah, é alergia, ah, eu sempre tenho isso nessa época”, sendo que tem uma boa chance estatística de ser covid devido à alta transmissão.
Quando falam pra mim que estão com sintomas eu sempre peço pra pessoa comprar um autoteste, e até agora sempre positivo. Todos os que recomendei.+
Ah, e todas essas pessoas: casos leves, sem maiores problemas, MAS ficaram indo trabalhar/conviver sem máscara com outras pessoas mesmo com esses sintomas até se testarem (porque eu pedi).

Aí que o vírus acaba chegando naquele vulnerável!

Caramba!

Dia da família? Tem isso agora? Conheço uns patriotas que vão ter que ir a umas três comemorações no mesmo dia! 😬